segunda-feira, 27 de setembro de 2010

ELEIÇÕES 2010

 ORIENTAÇÕES DA IGREJA CATOLICA PARA AS ELEIÇÕES 2010

"Assim como os 10 mandamentos, que são orientações, o panfleto ressalta 10 pontos que acreditamos ser importantes na hora da escolha do voto. O objetivo é ajudar na construção da cidadania", explicou o secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz da CNBB, Daniel Seidel.
"Para nós, ser ficha limpa é o básico", afirmou. Ele alertou que é importante que os eleitores conheçam a história dos candidatos, quem financia sua campanha e quais são suas propostas de governo, e que além dos candidatos à altos cargos como presidência e governo de estado, os deputados também requerem atenção, já que eles fazem parte da construção política e da democracia.
De acordo com ele, o informativo já começou a ser distribuído pela Comissão Justiça e Paz e as paróquias que receberem o material devem fazer a distribuição ao final das celebrações eucarísticas. Daniel ressaltou que o material será distribuído também nas ruas e outros locais públicos, já que a idéia é alcançar todos os eleitores, e não apenas os católicos.
Em todos os estados brasileiros, os Comitês 9840, que acompanham o histórico dos candidatos, sobretudo, se são ou não ficha limpa, também receberão o material para divulgação, segundo informou Daniel. Uma versão eletrônica do panfleto também está sendo preparada para chegar ao maior número possível de pessoas.
Daniel disse que a expectativa é fazer com que o eleitor tenha cuidado com seu voto e acompanhe o trabalho do candidato que escolheu. "Nosso objetivo é tornar o eleitor mais consciente dos seus atos", informou.

Entre as orientações, a CNBB enfatiza que o poder político surge do povo e que votar é um exercício importante da cidadania. A entidade destaca que os bons candidatos devem apresentar propostas de solução para grandes problemas como a superação da pobreza, a promoção de uma economia que estimule a inclusão e melhor distribuição da renda, educação de qualidade, etc.
"Voto consciente não é troca de favores, mas uma escolha livre. Procure conhecer os candidatos, sua história pessoal, suas ideias e as propostas defendidas por eles e os partidos aos quais estão filiados", aconselham os bispos. Eles alertam ainda que os candidatos devem respeitar a liberdade de consciência, as convicções religiosas dos cidadãos, seus símbolos religiosos e a livre manifestação de sua fé.
No panfleto, a CNBB chama a atenção para a existência de candidatos que representam apenas o interesse de um grupo específico ou de uma minoria, alertando que "o bom governante governa para todos".
E finalizam alertando que "votar é importante, mas ainda não é tudo. Acompanhe, depois das eleições, as ações e decisões políticas e administrativas dos governantes e parlamentares, para cobrar deles a coerência para com as promessas de campanha e apoiar as decisões acertadas".


Nenhum comentário:

Postar um comentário