quarta-feira, 16 de junho de 2010

CARTA DE DOM PAULO CARDOSO BISPO DE PETROLINA AOS PADRES DA NOVA DIOCESE DE SALGUEIRO.

Aos Padres da Diocese de Petrolina.

ANUNCIO-VOS UMA GRANDE ALEGRIA:
“TEMOS UMA NOVA DIOCESE COM SEDE EM SALGUEIRO!”

1. É com imenso júbilo que lhes comunico que, nesta data histórica de 16 de junho de 2010, no horário do meio dia, é publicada em Roma, pelo órgão oficial do Vaticano, o jornal “l’Osservatore Romano”, a faustosa notícia da criação de uma nova Diocese, com sede em Salgueiro. Ao mesmo tempo, é também anunciada a nomeação, pelo Santo Padre Bento XVI, do primeiro bispo, na pessoa do Revmo. Padre Frei Magnus Henrique Lopes, atualmente superior do Convento Santo Antônio, dos Frades Capuchinos de Natal.

2. “Diocese é uma porção do povo de Deus confiada ao pastoreio do Bispo com a cooperação do presbitério, de modo tal que, unindo-se ela a seu pastor e, pelo Evangelho e pela Eucaristia, reunida por ele no Espírito Santo, constitua uma Igreja particular, na qual está verdadeiramente presente e operante a Igreja de Cristo una, santa, católica e apostólica” (cân. 369).

3. A nova diocese terá a seguinte área de abrangência: Salgueiro, Verdejante, Cedro, Serrita, Terra Nova, Parnamirim, Granito, Moreilândia, Exu, Bodocó, Ouricuri, Trindade, Ipubi e Araripina, além do município de Cabrobó, até agora pertencente à diocese de Floresta.

4. Na firme certeza de que este esperado anúncio significa de fato uma grande alegria para todos, Padres e População católica, cabe de maneira especial aos Padres uma adesão plena e entusiasmada ao novo “Projeto de Igreja” que a partir de agora lhes cabe construir.

5. Fique bem claro, para os Padres e para o Povo de Deus, que a Diocese compreende todas as Paróquias, cabendo à cidade de Salgueiro ser apenas ser a Sede, por evidentes razões de ordem administrativa e de coordenação pastoral.

6. Insisto, pois, que é fundamental que desde o início, nas Paróquias da nova circunscrição, seja simultaneamente “construída” uma verdadeira “cultura de diocese”, Para tanto é de fundamental importância o empenho dos padres. Que cresça em todos, Pastores e fiéis, esta profunda e alegre convicção: “Nós somos a nova diocese com sede na cidade de Salgueiro”.

7. Todos sejam, portanto, motivados para uma ampla participação, acolhendo em espírito de fé católica, com alegria e entusiasmo, este verdadeiro presente divino que lhes estará sendo concedido: Constituirão a nova ‘Igreja de Deus’, com sede em Salgueiro, criada e enviada para a Missão de anunciar Jesus e de construir a vida plena para todos.

8. A partir do anúncio, o recém-nomeado primeiro Bispo, Dom Frei Magnus, terá um prazo de três meses para se preparar para a Sagração episcopal, em data e lugar a serem brevemente anunciados.

9. A instalação oficial e a posse do novo bispo acontecerão dentro de um mês, a partir da Sagração. Como o Núncio Apostólico já nos comunicou sua intenção de estar presente, caber-lhe-á a sugestão de uma data que lhe possibilite o comparecimento.

10. De imediato, cabe a todos aviar todos os procedimentos básicos necessários para a instalação da nova Diocese. Sugerimos que, sobretudo, haja uma grande mobilização missionária em todas as Paróquias, preparando a criação de uma Igreja local viva e participativa. Uma nova diocese é uma nova “hora de Graça” do Espírito Santo de Deus, que anima e inspira para a Missão.

11. Todo começo é difícil! Poderá até mesmo exigir renúncias a gostos e preferências pessoais. Mas a esperança que não confunde, um amor a toda prova pela Igreja nos ajudarão a superar tudo.

12. Estamos convictos de que esta notícia será acatada por todos com grande entusiasmo e alegria. Acima de tudo, está em jogo a causa da Evangelização e da Missão – razão de ser da Igreja!

13. Recomendamos, mais uma vez, a nova Diocese e seu primeiro Pastor diocesano às orações de todos. Petrolina assume agora a missão de “Diocese-mãe”. E a “filha” que acaba de nascer continuará em seu coraçã0, merecerá todo carinho e apoio, tendo-se sempre em vista a causa maior da Missão e da Evangelização.

14. “Alegremo-nos todos no Senhor, de novo digo alegremo-nos”. Temos na Igreja uma nova Diocese!


Saúdo a todos fraternalmente,



+ Frei Paulo Cardoso – Bispo da Diocese de Petrolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário