segunda-feira, 24 de maio de 2010

MÊS MARIANO

MÃES A EXEMPLO DE MARIA SANTISSIMA PARA A CONSTRUÇÃO DA NOVA SOCIEDADE
Na antiga aliança cria Deus o homem, percebendo que ele pode ficar sozinho, dar - lhe uma companheira, cria a mulher mãe das futuras gerações.

Na nova aliança o próprio Deus quer uma mãe e se encarna no seio da Virgem Maria.

Maria torna-se mãe de DEUS e desempenha com o amor a sua missão: ser mãe. Exerce, portanto um papel singular e indispensável na vida de Jesus: catequista educadora do seu filho e senhor.

O evangelho afirma que Jesus é o caminho, a verdade, a vida. Podemos afirmar então que Maria ensinou: caminho a andar, a verdade a falar, a vida a viver.

Maria é a mãe e serva fiel do senhor, mas do que a antiga Eva é mãe dos viventes,enquanto Eva recebe a visita da serpente e sede a tentação, Maria recebe do anjo o convite para se mãe da salvação e responde:eis aqui a serva do senhor faça-se em mim segundo a sua palavra.

As mães de hoje são convidadas a serem mães, a exemplo de Maria Santíssima.

Maria e Jose fogem, protegem o menino Jesus do rei Herodes, as mães devem proteger seus filhos dos Herodes de hoje.

Maria observa os acontecimentos e os guardava no coração (rezava)
As mães são convidadas a transformarem seus lares, no lar de Nazaré: uma verdadeira Igreja domestica lugar em que os filhos recebem o primeiro anuncio da fé, comunidade de graça e de oração, escola das virtudes humanas e da caridade cristã. ( catecismo 1666)

Assim acontecendo teremos uma sociedade melhor, uma sociedade em que haja amor, em que se cultive os valore éticos, morais e sobre tudo evangélicos.

Recordemos pois, queridos irmãos que foi Maria quem gerou por obra e graça do espírito santo, aquele que nos trouxe a vida, como discípula e escolhida do pai, ela aceitou realizar o sonho de Deus e do seu povo: avinda do redentor e a libertação de toda a opressão.A escravidão no Egito deixou marcas profundas no povo de Deus, e, Maria grávida de Jesus recordando canto de outra Maria a irmã de Aarão(Ex15, 20).Alegrou-se pelas maravilhas que nela realizou o Deus da vida. Em sua visita a Izabel grávida de João batista, mostrou um novo rosto a humanidade, rosto de um Deus que se faz presente, na historia do seu povo pobre e sofredor, lá ela cantou o magnificat, profecia dos pobres e da esperança, da vida e da realização do reino.

Mães alegrem-se como Maria alegrou-se, louvem o senhor, pela graça de poder gerar a vida, realizem o sonho de DEUS hoje, transformem a sociedade com os vossos frutos, assim como Maria transformou o mundo com o fruto bendito do seu ventre.

Maria desde a concepção até a cruz apresentou-se sempre com discípula, guardava em seu coração tudo o que ouvia. Mães guardem nos vossos corações a palavra da fé comuniquem-na aos vossos filhos para que eles possam viver segundo ela.

Agora caríssimos somos povo de Deus irmanados na mesma fé, na mesma esperança da vida e da paz, da presença do reino e de seu anuncio no coração humano, convidados, a viver, a celebrar, e a testemunhar com ardor missionário a palavra de Deus para que a vida aconteça ente nós. Sejamos pois, discípulos missionários e acreditemos: é possível uma sociedade, uma vida melhor. Caminhemos na presença da mãe de Deus e nossa, a Virgem imaculada, neste mês a ela dedicado, confiemos a sua especial proteção: as nossos mães, nossos lares, nossa pátria, tudo o que temos, amamos e somos, supliquemos o auxilio de sua graça para que seja derretido o gelo dos corações, para que de nós se afastem todas as distrações, e assim com muita fé, piedade, recolhimento e fervor, possamos praticar exercícios de devoção, suplicando sempre as bênçãos do senhor, a conversão, à reconciliação, para a construção de uma nova sociedade.









Seminarista Edílson Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário