segunda-feira, 27 de setembro de 2010

VIDA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

São Francisco nasceu em 1181/1182 em Assis na Itália, foi batizado com o nome de Giovanni di Pietri, mas seu nome foi mudado pouco tempo depois para Francisco, pois seu pai Petri di Bernardone era comerciante e viajava muito a França, mudou o nome do filho em homenagem ao local que fazia bons negócios.

Em 1198 acontece um conflito em Assis, entre a nobreza e os comerciantes. Os nobres se refugiam em Perusa uma pequena cidade próxima de Assis, onde São Francisco ficou preso por um ano até o ano de 1204. Em Perusa também estava a família de Clara.

Ao voltar para Assis, São Francisco doente começa sua conversão gradual, se dedica a dar esmolas e oferece até suas roupas aos pobres, tem visões e começa a desprezar o dinheiro e as coisas mundanas. Até que ele se encontra com um leproso, lhe dá esmola e um beijo, e este acontecimento marcou tanto a vida dele que, dos muitos fatos ocorridos em sua vida, este foi o primeiro que entrou em seu Testamento, "pois o que antes era amargo se converteu em doçura da alma e do corpo".

Outros encontros afirmaram ainda mais a vocação de São Francisco, nas ruínas da da igraja São Damião recebeu do crucificado o mandato de restaurar a Igreja. Obediente ao mandato, São Francisco pôs-se logo a trabalhar. Reconstruiu três pequenas igrejas abandonadas: a de São Damião, a de Santa Maria dos Anjos e a de São Pedro.

Seu pai, envergonhado do novo gênero de vida adotado por Francisco, queixou-se ao bispo de Assis da prodigalidade do filho e, diante do prelado, pediu a Francisco que lhe devolvesse o dinheiro gasto com os pobres. A resposta foi a renúncia à vultosa herança: despindo, ali, suas vestes, Francisco exclamou: "... doravante não direi mais pai Bernardone, mas Pai nosso que estás no céu..."

A partir desse momento passa a viver na pobreza, e inicia a ordem franciscana, cresce o número de companheiros, 1209 já são 12. Cria uma regra muito breve e singela, que o papa Inocêncio III aprova em 1210, e cujas diretrizes principais eram pobreza e humildade, surge assim a Fraternidade dos Irmãos Menores, a Primeira Ordem.

No Domingo de Ramos de 1212, uma nobre senhora, chamada Clara de Favarone, foi procurar Francisco para abraçar a vida de pobreza. Alguns dias depois, Inês, sua irmã, segue-lhe o caminho. Surge a Fraternidade das Pobres Damas, a Segunda Ordem. Aqueles que eram casados ou tinham suas ocupações no mundo e não podiam ser frades ou irmãs religiosas, mas queriam seguir os ideais de Francisco, não ficaram na mão: por volta de 1220, Francisco deu início à Ordem Terceira Secular para homens e mulheres, casados ou não, que continuavam em suas atividades na sociedade, vivendo o Evangelho.

A Ordem Francisca cresceu com o passar dos anos. Em 1219 houve uma grande expansão para a Alemanha, Hungria, Espanha, Marrocos e França. Neste mesmo ano São Francisco vai em missão para o Oriente. Durante sua ausência, vigários modificam algumas regras da Ordem e no mesmo ano de 1219 São Francisco se demite da direção da Ordem.

Com o crescimento da Ordem, quase 5.000 frades em 1221, uma nova regra foi escrita por São Francisco em 29 de novembro de 1223 que foi aprovada pelo papa Honório. É a que vigora até hoje.

Em 1224 no dia 17 de setembro São Francisco recebeu as chagas de Jesus crucificado em seu próprio corpo, este fato ocorreu no Monte Alverne, um dos eremitérios dos frades.

Os últimos escritos de São Francisco são entre 1225 e 1226, dentre eles o Cântico das Criaturas e o Testamento. Nestes mesmos dois anos, Francisco vai a vários lugares da Itália para tratar de suas vistas. Passa por diversas cirurgias. Morre aos 03 de outubro de 1226, num sábado.

Morreu nu aquele que começou a vida de conversão nu na praça de Assis diante do bispo, do pai e amigos. Morreu ouvindo o Evangelho de João, onde se narra a Páscoa do Senhor, aquele que recebeu os primeiros companheiros após ouvir o Evangelho do envio dos apóstolos. Foi sepultado no dia 04 de outubro de 1226, Domingo, na Igreja de São Jorge, na cidade de Assis.

São Francisco de Assis foi canonizado em 1228 por Gregório IX e seu dia é comemorado em 04 de outubro.

Em 25 de maio de 1230 os ossos de São Francisco foram levados da Igreja de São Jorge para a nova Basílica construída para ele, a Basílica de São Francisco, hoje aos cuidados dos Frades Menores Conventuais


ORAÇÃO DA PAZ 

Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado.
E é morrendo que se vive para a vida eterna.

ELEIÇÕES 2010

 ORIENTAÇÕES DA IGREJA CATOLICA PARA AS ELEIÇÕES 2010

"Assim como os 10 mandamentos, que são orientações, o panfleto ressalta 10 pontos que acreditamos ser importantes na hora da escolha do voto. O objetivo é ajudar na construção da cidadania", explicou o secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz da CNBB, Daniel Seidel.
"Para nós, ser ficha limpa é o básico", afirmou. Ele alertou que é importante que os eleitores conheçam a história dos candidatos, quem financia sua campanha e quais são suas propostas de governo, e que além dos candidatos à altos cargos como presidência e governo de estado, os deputados também requerem atenção, já que eles fazem parte da construção política e da democracia.
De acordo com ele, o informativo já começou a ser distribuído pela Comissão Justiça e Paz e as paróquias que receberem o material devem fazer a distribuição ao final das celebrações eucarísticas. Daniel ressaltou que o material será distribuído também nas ruas e outros locais públicos, já que a idéia é alcançar todos os eleitores, e não apenas os católicos.
Em todos os estados brasileiros, os Comitês 9840, que acompanham o histórico dos candidatos, sobretudo, se são ou não ficha limpa, também receberão o material para divulgação, segundo informou Daniel. Uma versão eletrônica do panfleto também está sendo preparada para chegar ao maior número possível de pessoas.
Daniel disse que a expectativa é fazer com que o eleitor tenha cuidado com seu voto e acompanhe o trabalho do candidato que escolheu. "Nosso objetivo é tornar o eleitor mais consciente dos seus atos", informou.

Entre as orientações, a CNBB enfatiza que o poder político surge do povo e que votar é um exercício importante da cidadania. A entidade destaca que os bons candidatos devem apresentar propostas de solução para grandes problemas como a superação da pobreza, a promoção de uma economia que estimule a inclusão e melhor distribuição da renda, educação de qualidade, etc.
"Voto consciente não é troca de favores, mas uma escolha livre. Procure conhecer os candidatos, sua história pessoal, suas ideias e as propostas defendidas por eles e os partidos aos quais estão filiados", aconselham os bispos. Eles alertam ainda que os candidatos devem respeitar a liberdade de consciência, as convicções religiosas dos cidadãos, seus símbolos religiosos e a livre manifestação de sua fé.
No panfleto, a CNBB chama a atenção para a existência de candidatos que representam apenas o interesse de um grupo específico ou de uma minoria, alertando que "o bom governante governa para todos".
E finalizam alertando que "votar é importante, mas ainda não é tudo. Acompanhe, depois das eleições, as ações e decisões políticas e administrativas dos governantes e parlamentares, para cobrar deles a coerência para com as promessas de campanha e apoiar as decisões acertadas".


quinta-feira, 9 de setembro de 2010

CAMPANHA DA FRARTERNIDADE 2011





A Campanha da Fraternidade 2011 tem como tema "Fraternidade e a vida no planeta" e lema "A criação geme em dores de parto".

ÁREA DO S. FRANCISCO PROMOVE GINCANA VOCACIONAL E MISSIONÁRIA

“DIOCESE DE PETROLINAUMA IGREJA EM MISSÃO”
Serviço de Animação Vocacional Missionária - SAVM
III GINCANA VOCACIONAL MISSIONÁRIA – 19/09/2010
TEMA: “DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS A SERVIÇO DAS VOCAÇÕES”

CARTA-CONVITE



O Serviço de Animação Vocacional Missionária (SAVM) convida as paróquias da área São Francisco para a 3ª GINCANA VOCACIONAL MISSIONÁRIA.

Objetivo Geral:
Favorecer a integração dos jovens, adolescentes e paroquianos, cultivando o espírito humano , fraterno e missionário, em um clima de profunda amizade, alegria, solidariedade, que gere a presença de Jesus entre nós.

Objetivos Específicos:
 Refletir, através de diversas atividades religiosas, culturais e brincadeiras, sobre nossa busca de sermos cada vez mais discípulos/as e Missionários/as de Jesus Cristo.
 Conhecer a importância do SAVM Diocesano e Paroquial.
 Divulgar e valorizar todas as vocações e ministérios dentro da Igreja.
 Ser incentivo aos jovens na sua opção de vida, fazendo um processo para o discernimento vocacional.
 Refletir sobre o processo sócio-político a fim de ter uma consciência crítica diante das propostas dos candidatos na eleição - 2010.

Destinatários: Crianças, adolescentes, jovens e paroquianos da área São Francisco.
Responsáveis: Equipe do SAVM diocesano e paroquial, PJ, pastorais e movimentos que quiserem voluntariamente juntar-se a nós nessa Maratona Vocacional.
Data: 19 / 09
Local : Quadra do Colégio N. Senhora Auxiliadora.
Hora : Das 8h às 19h

Observação.:

 Cada paróquia formará uma equipe, com jovens das diversas pastorais e movimentos, e escolherá dois líderes que serão os articuladores da equipe juntamente com o SAVM da Área
 O Lançamento da gincana com entrega aos jovens e agentes da EVP (Equipe Vocacional Paroquial) da ficha de inscrição, regulamento e tarefas prévias no dia 06 de julho às 18h30 no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora.
 Cada equipe deverá ter 30 participantes credenciados (ou seja, aqueles que cumprirão as tarefas prévias e surpresas).
 A taxa de inscrição será de R$ 2,00 por cada participante credenciado.
 Além desses inscritos a paróquia deverá organizar a torcida (com jovens, adolescentes, crianças e adultos) - Essa tarefa valerá ponto.

Alimentação desse dia: Fica a critério dos participantes

 Até o dia 03/07 a EVP e Setor Juventude da Área deverão articular com todos os segmentos da Paróquia e motivá-los para a participação na 3ª GINCANA VOCACIONAL MISSIONÁRIA.
 Todas as orientações serão dadas no dia 06 de julho no dia do lançamento.
 As tarefas prévias e o regulamento serão entregues no dia 06/07
 A ficha de inscrição com a taxa (R$ 60,00), deverão ser entregues até dia 08/08 no Palácio para Rita.
 Haverá duas barracas com comes e bebes.


Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações (Jo 17,19a)