segunda-feira, 29 de março de 2010

CELEBRAÇÃO DO TRÍDUO PASCAL

O espírito quaresmal nos encaminha para a Semana Santa, que precede a Páscoa.
Na segunda, terça e quarta-feira da Semana Santa, a Igreja prepara-se para o Tríduo Pascal, contemplando o Servo sofredor. Nesse período, aparecem como figuras eloquentes, Maria, a Mãe de Jesus, Maria Madalena, que perfuma o corpo do Senhor, Pedro e Judas.

Na liturgia romana o Tríduo Pascal é ponto culminante: "não se trata de um tríduo preparatório para a festa da Páscoa, mas são três dias de Cristo crucificado, morto e ressuscitado. Tem início na celebração da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa, na missa vespertina, terminando com o domingo de Páscoa". São dias dedicados a celebrações e orações especiais.

Na Quinta-feira Santa comemoramos a última Ceia da páscoa hebraica que Jesus fez com os 12 apóstolos antes de ser preso e levado à morte na cruz. Durante esta ceia, Jesus instituiu a Eucaristia e o sacerdócio Cristão, prefigurando o evento novo da Páscoa cristã que haveria de se realizar dois dias depois.

O Cordeiro pascal a partir dessa ceia, é Ele próprio, que se oferece num voluntário sacrifício de expiação, de louvor e de agradecimento ao Pai, mareando assim a definitiva aliança de Deus com toda a humanidade redimida do poder do maligno e da morte.

A simbologia do sacrifício é expressa pela separação dos dois elementos: o pão e o vinho, a carne e o sangue, o Corpo e o Espírito de Jesus, inseparavelmente unidos e separados, sinal misterioso ao mesmo tempo de vida e de morte.

Esse evento do mistério de Jesus é também profecia e realização do primado do amor e do serviço na sua vida e na dos que crêem, o
que se tornou manifesto no gesto do lava-pés.

Depois do longo silêncio quaresmal, a liturgia canta o Glória. Ao término da liturgia eucarística, tiram-se as toalhas do altar-mor para indicar o abandono que o Senhor vai encontrar agora; a santa Eucaristia, que não poderá ser consagrada no dia seguinte, é exposta solenemente com procissão interna e externa a igreja e a seguir recolocada sobre o altar da Deposição até a meia-noite para adoração por parte dos fiéis.

Na Sexta-feira Santa a Igreja não celebra a Eucaristia. Recorda a Morte de Cristo por uma celebração da Palavra de Deus, constando de leituras bíblicas, de preces solenes, adoração da cruz e comunhão sacramental.

A noite do Sábado Santo é a "mãe de todas as vigílias", a celebração central de nossa fé, nela a Igreja espera, velando, a ressurreição de Cristo, e a celebra nos sacramentos.

A liturgia da Noite Pascal tem as seguintes partes: Celebração da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística.
O Tríduo Pascal termina com as Vésperas do Domingo da Ressurreição. Na verdade o Cristo ressuscitou aleluia! A ele o poder e a glória pêlos séculos eternos

domingo, 28 de março de 2010

O Sentido da Páscoa

A palavra PÁSCOA significa "passagem", tanto para os judeus quanto para os Cristãos.
No sentido Judaico, a Páscoa (Êxodo 12:18,19; 13:3-10) é a comemoração da saída do povo de Israel da escravidão do Egito. Começa no décimo quarto, à tarde- isto é, no princípio de décimo quinto dia de Abide ou Nisã, com a refeição sacrificial, quando um cordeiro ou um cabrito inteiro era assado e comido pelos membros duma família com ervas amargas e pães ázimos (sem fermento); nessa ocasião o chefe da família contava a história da redenção do Egito. Os sacrifícios significavam expiação e dedicação; as ervas amargas faziam lembrar da amargura da servidão egípcia; os pães ázimos simbolizavam a pureza (Lev.2:11).
Para os cristãos (católicos e protestantes) a Páscoa simboliza a morte e ressurreição vicária de Cristo, bem como a promessa de ressurreição e 2a vinda.
Pois já diz o catecismo da igreja Catolica:
1150- Sinais da Aliança, o povo eleito recebe de Deus sinais e símbolos distintivos, que marcam a sua vida litúrgica: já não são unicamente celebrações de ciclos cósmicos e práticas sociais, mas sinais da Aliança, símbolo das grandes obras de Deus em favor do seu povo. Entre estes sinais litúrgicos da Antiga Aliança, podem citar-se a circuncisão, a unção e a sagração dos reis e dos sacerdotes, a imposição das mãos, os sacrifícios e sobretudo a Páscoa. A Igreja vê nestes sinais uma prefiguração dos sacramentos da Nova Aliança.
1169 - É por isso que a Páscoa não é simplesmente uma festa entre outras; é a "festa das festas", "solenidade das solenidades", tal como a Eucaristia é o sacramento dos sacramentos (o grande sacramento). Santo Atanásio chama-lhe "o grande domingo" (ep. fest., 329), tal como a Semana Santa é chamada no Oriente "a semana maior". O mistério da Ressurreição, em que Cristo aniquilou a morte, penetra o nosso velho tempo com a sua poderosa energia, até que tudo Lhe seja submetido.
1334 - Na Antiga Aliança, o pão e o vinho são oferecidos em sacrifício entre as primícias da terra, em sinal de reconhecimento ao Criador. Mas também recebem um novo significado no contexto do Êxodo: os pães ázimos, que Israel come todos os anos na Páscoa, comemoram a pressa da partida libertadora do Egipto; a lembrança do maná do deserto recordará sempre a Israel que é do pão da Palavra de Deus que ele vive. Finalmente, o pão de todos os dias é o fruto da terra prometida, penhor da fidelidade de Deus às suas promessas. O "cálice de bênção" (1Co 10, 16), no fim da ceia pascal dos judeus, acrescenta à alegria festiva do vinho uma dimensão escatológica - a da expectativa messiânica do restabelecimento de Jerusalém. Jesus instituiu a Eucaristia, dando um sentido novo e definitivo à bênção do pão e do cálice.
1339 - Jesus escolheu a altura da Páscoa para cumprir o que tinha anunciado em Cafarnaum: dar aos seus discípulos o seu Corpo e o seu Sangue:
Veio o dia dos Ázimos, em que devia imolar-se a Páscoa. Jesus enviou então a Pedro e a João, dizendo: "Ide preparar-nos a Páscoa para que a possamos comer" (...). Partiram pois, (...) e prepararam a Páscoa. Ao chegar a hora, Jesus tomou lugar à mesa, e os Apóstolos com Ele. Disse-lhes então: "Tenho ardentemente desejado comer convosco esta Páscoa, antes de padecer. Pois vos digo que não mais a comerei, até que ela se realize plenamente no Reino de Deus". (...) Depois, tomou o pão e, dando graças, partiu-o, deu-lho e disse-lhes: "Isto é o Meu corpo, que vai ser entregue por vós. Fazei isto em memória de Mim". No fim da Ceia, fez o mesmo com o cálice e disse: "Este cálice é a nova Aliança no meu Sangue, que vai ser derramado por vós" (Lc 22, 7-20).
1340 - "Celebrando a última Ceia com os Apóstolos, no decorrer da refeição pascal, Jesus deu o seu sentido definitivo à Páscoa judaica. Com efeito, a passagem de Jesus para o Pai, por sua Morte e Ressurreição - a Páscoa nova - é antecipada na Ceia e celebrada na Eucaristia, que cumpre a Páscoa judaica e antecipa a Páscoa final da Igreja na glória do Reino".
1363 - No sentido da Sagrada Escritura o memorial não é somente a lembrança dos acontecimentos do passado, mas a proclamação das maravilhas que Deus fez por amor dos homens. Na celebração litúrgica destes acontecimentos, eles tornam-se de certo modo presentes e actuais. É assim que Israel entende a sua libertação do Egito: sempre que se celebrar a Páscoa, os acontecimentos do Êxodo são tornados presentes à memória dos crentes, para que conformem com eles a sua vida.
Para concluir uma oração:
"Ó Senhor, nosso Deus, dá-nos a graça de te desejar com todo o nosso coração; e que o nosso desejo nos leve a buscar-te e a encontrar-te; e que, encontrando-te, possamos amar-te. E que, amando-te, possamos odiar aqueles pecados de que nos redimistes." Santo Anselmo

sábado, 27 de março de 2010

A QUARESMA

Por que a Quaresma?

Desde os primórdios do Cristianismo a “Quaresma marcou para os cristãos um tempo de graça, oração, penitência e jejum, afim de obter a conversão. Ela nos faz lembrar as palavras do Mestre divino: “Se não fizerdes penitência, todos perecereis” (Lc 13,3).

Esses quarenta dias que precedem a Semana Santa, são colocados pela Igreja para que cada um de nós se prepare para a maior de todas as Solenidades litúrgicas do ano, a Páscoa, a grande celebração da Ressurreição de Jesus, a vitória Dele e nossa sobre o Mal, sobre o pecado, sobre a morte e sobre o inferno.

A celebração litúrgica não é mera lembrança do passado, algo que aconteceu com Jesus e passou, não. Jesus esta´ presente na Liturgia. O Catecismo diz que: “Pela liturgia, Cristo, nosso redentor e sumo sacerdote, continua em sua Igreja, com ela e por ela, a obra de nossa redenção.” (§1069). Isto é, pela Liturgia da Igreja Ele continua a nos salvar, especialmente pelos Sacramentos, e faz tornar presente a nossa redenção.

Mas, para que o cristão possa se beneficiar dessa celebração precisa estar preparado, com a alma purificada e o coração sedento de Deus. A Igreja recomenda sobretudo que vivamos aquilo que ela chama de “remédios contra o pecado” (jejum, esmola e oração), que Jesus recomendou no Sermão da Montanha (Mt 6, 1-8) e que a Igreja nos coloca diante dos olhos logo na Quarta-feira de Cinzas, na abertura da Quaresma.

A meta da Quaresma é a expiação dos pecados; pois eles são a lepra da alma. Não existe nada pior do que o pecado para o homem, a Igreja e o mundo.

Todos os exercícios de piedade e de mortificação têm com objetivo de livrar-nos do pecado. O jejum fortalece o espírito e a vontade para que as paixões desordenadas, especialmente aquelas que se referem ao corpo (gula, luxúria, preguiça), não dominem a nossa vida e a nossa conduta. A esmola socorre o pobre necessitado e produz em nós o desapego e o despojamento dos bens terrenos; isto nos ajuda a vencer a ganância e o apego ao dinheiro. A oração fortalece a alma no combate contra o pecado. Jesus recomendou na noite de sua agonia: “Vigiai e orai, o espírito é forte mas a carne é fraca”.

A Palavra de Deus nos ensina: “É boa a oração acompanhada do jejum e dar esmola vale mais do que juntar tesouros de ouro, porque a esmola livra da morte, e é a que apaga os pecados, e faz encontrar a misericórdia e a vida eterna” (Tb 12, 8-9).

“A água apaga o fogo ardente, e a esmola resiste aos pecados”(Eclo 3,33). “Encerra a esmola no seio do pobre, e ela rogará por ti para te livrar de todo o mal” ( Eclo 29,15).

Jesus ensinou: “É necessário orar sempre sem jamais deixar de fazê-lo” (Lc 18,1b); “Vigiai e orai para que não entreis em tentação” (Mt 26,41a); “Pedi a se vos dará” (Mt 7,7) . E São Paulo recomendou: “Orai sem cessar” (I Ts 5,17).

Quaresma é pois tempo de rompimento total com o pecado. Alguns pensam que não têm pecado, se julgam irrepreensíveis, como aquele fariseu da parábola que desprezava o pobre publicano (Lc 18,10 ss); mas na verdade, muitas vezes não percebem os próprios pecados por causa de uma consciência mal formada que acaba encobrindo-os. Para não cairmos neste erro temos de comparar a nossa vida com aqueles que foram os modelos de santidade: Cristo e os Santos.

Assim podemos nos preparar para o Banquete pascal glorioso do dia 23 de março próximo, encontrando-se com o Senhor ressuscitado e glorioso com a alma renovada no seu amor.

No Brasil, a CNBB incorporou `a Quaresma a Campanha da Fraternidade, para aproveitar esse tempo forte de espiritualidade para o exercício da caridade e também da cidadania. Neste ano o tema é “Escolhe pois a vida”; a luta contra todo desrespeito `a vida humana, sobretudo o aborto, eutanásia, inseminação artificial, manipulação de embriões, uso da “camisinha”, da pílula abortiva do dia seguinte, etc.

É uma grande oportunidade que Deus nos dá para lutarmos especialmente contra o aborto que ronda e ameaça ser legalizado em toda a América Latina. Nenhum católico pode se calar neste momento. O silêncio dos bons não pode permitir que a audácia dos maus sobressaia e implante o terrível crime em nosso país. O chão sagrado desta Terra de Santa Cruz, não pode ser manchado com o sangue inocente de tanta criança assassinada no ventre das mães. Nem as cobras fazem isso.

Prof. Felipe Aquino

terça-feira, 23 de março de 2010

RECOMEÇAR



Não importa onde você parou... em que momento da vida você se cansou... o que importa é que sempre é possível e necessário recomeçar.

Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...

É renovar as esperanças na vida e, o mais importante: acreditar em você novamente.

Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado...

Chorou muito? Foi limpeza da alma...

Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia...

Sentiu-se só por diversas vezes? É porque fechou a porta até para os anjos...

Está se sentindo sozinho? Talvez você tenha afastado as pessoas no seu "período de isolamento"..

Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da sua melhora...

Pois bem, agora é hora de reiniciar, de pensar na luz... de encontrar prazer nas coisas simples de novo.

Tem tanta gente esperando apenas um sorriso seu para se aproximar.

Que tal dar um jeito no visual, fazer um novo curso ou realizar aquele velho desejo de aprender a pintar, desenhar, dominar o computador, ou qualquer outra coisa?

Observe quantos desafios a vida está a lhe oferecer!

Quanta coisa nova está esperando para ser descoberta!

Quando nos trancamos na tristeza, nem nós mesmos nos suportamos, ficamos horríveis.

O mau humor vai minando nosso fígado, até a boca ficar amarga.

Se você está se sentindo assim, com a sensação de derrota, é hora de recomeçar...

E hoje é um bom dia para enfrentar novos desafios.

Defina aonde você quer chegar e dê o primeiro passo.

Comece por fazer uma faxina mental, jogando fora todos esses pensamentos e sentimentos pessimistas que se acumularam ao longo do tempo.

Atire para longe os ressentimentos, as mágoas, os melindres que impedem a felicidade de entrar.

Desfaça-se desse sentimento de inferioridade, de incapacidade, e valorize-se. Você é o que fizer de você.

Em seguida, faça uma faxina no seu quarto. Jogue fora todo aquele lixo que você acumula há tempos, só como recordação do passado.

Papéis velhos dos quais você nunca precisou. Disco e fitas que você não irá mais ouvir, ingressos de cinema, bilhetes de viagens, e tudo aquilo que só traz recordações tristes.

Abra seu guarda-roupa e retire tudo o que não usa mais. Doe para alguém que precisa. Doe os calçados que apertam seus pés ou que não servem porque seu número não é mais o mesmo.

Para recomeçar é preciso abrir espaços mentais e físicos...

Depois que tomar essas providências, leia um bom livro, assista um bom filme, para alimentar sua mente com idéias positivas e otimistas.

Aproxime-se dos amigos, dos familiares, das pessoas alegres que ajudarão você a sustentar o bom ânimo e a coragem.

Evite, enquanto se restabelece, a presença de pessoas pessimistas e desanimadas. Só as busque quando estiver forte o bastante puder ajudá-las.

Busque um lugar calmo e eleve a Deus uma prece.

Mas comece agradecendo pela vida, pelas oportunidades renovadas, pelos obstáculos e desafios que surgem no caminho. Eles nos fazem mais forte quando os superamos.

Lembre-se: o dia de hoje é uma página em branco que o Criador lhe oferece para que você escreva um novo capítulo da sua história.

Recomeçar é só uma questão de querer. Se você quer, Deus quer. É por isso que Ele acena sempre com essa nova chance chamada presente.

Pense nisso e não perca nem mais um minuto!

segunda-feira, 22 de março de 2010

ORAÇAO A SÃO CURA D'ARS


Eu Vos amo, meu Deus,
e o meu único desejo é amar-Vos até ao último suspiro da minha vida.

Eu Vos amo, Deus infinitamente bom,
e prefiro morrer amando-Vos que viver um só instante sem Vos amar.

Eu Vos amo, meu Deus,
e só desejo o Céu para ter a felicidade de Vos amar perfeitamente.

Eu Vos amo, meu Deus,
e só temo o inferno porque aí nunca haverá a doce consolação de Vos amar.

Meu Deus, se a minha língua não puder estar sempre a dizer que Vos amo,
que o meu coração o diga tantas vezes como quantas eu respiro.

Senhor, dai-me a graça de sofrer amando-Vos, de Vos amar sofrendo,
e de um dia expirar amando-Vos e sentindo que Vos amo.

E quanto mais me aproximo do meu fim,
mais Vos imploro a graça de aumentar e aperfeiçoar o meu amor.

Amen

JESUS E MARIA


Hoje venho orar por você!
Sempre que estás triste sempre intercedo por você e pela sua felicidade.
Lembre sempre de mim em suas orações. Não esqueça que sou a Mãe de Jesus.
Peça a Mãe que o filho atende.
Estou do seu lado, do lado de quem precisa da minha benção, da minha proteção, até do meu carinho...
Hoje e sempre, assim que sair de casa, ou até mesmo ao acordar, lembre de orar ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo para agradecer mais um dia de vida, o “Dom da Vida”. E sempre que pede minha intercessão, nunca negarei.
Sempre agradeça antes de pedir. E verás que tem muito mais a agradecer do que seus pedidos...
Agradeça por tudo! Pelos dias bons e ruins também.
Se estiver sem tempo. Ore:
“Ave Maria Cheia de Graça, O Senhor é Convosco! Bendita sois entre as mulheres, e, Bendito é o Fruto do Vosso Ventre JESUS.
Santa Maria Mãe de Deus, Rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte AMÉM!!!”

Se estiver com tempo... Converse com a nossa Mãe Maria!!!
Ela ama de coração quando conversamos com ela em nossas orações.
Lembra-te de mim nas suas orações, peça a Minha Mãe... E verás o quão forte será sua proteção e sua oração...
Ainda que esteja sem tempo... Sempre estou aqui do seu lado...
Eu, Minha Mãe, Deus Pai e Espírito Santo nunca desistimos...
Estamos com você... Ore com fé...
Obrigado por dedicar um pouco do seu tempo por Mim, minha Mãe, e meu Pai.
Não esqueça de Orar sempre ao acordar e ao dormir... E sempre que seu coração precisar...
E se sentir vontade, repasse essa breve oração...
A Benção de Maria Mãe de Jesus. A Benção de Jesus Cristo e de Deus Pai e Espírito Santo estejam com você, sua família e a todos que precisam de nossa proteção e nossa Benção. Que todos seus agradecimentos e pedidos sejam aceitos e recebidos com a graça do Pai...

sábado, 20 de março de 2010

VOCAÇÃO

O que e Vocação
- Vocação é o chamado de Deus que tem como finalidade a realização plena da pessoa humana.
- É um gesto gracioso de Deus que visa a plena humanização do Homem.
- É dom, é graça, é eleição cuidadosa, visando a construção do Reino de Deus.
- É um chamado para fazer algo, para cumprir uma missão.
- Toda pessoa é vocacionada, é eleita por Deus.
- Deus elege por causa de alguns (comunidade) e esta eleição se manifesta no nosso dia a dia.

A mensagem do Evangelho à um convite contínuo a seguir Jesus Cristo. Vem e segue-me. (Mt 9,9 ; Mc 8,34; Le 18,22; Jo 8,12).
VEM-CHAMADO: é um convite pessoal dirigido por Deus a uma pessoa.

SEGUE-ME - MISSÃO: é o seguimento da prática de Jesus.

É uma iniciativa gratuita, proposta que parte de Deus (dimensão teológica). Impulso interior de cada pessoa onde conscientemente responde ao plano de amor de Deus (dimensão antropológica).


Para compreendermos em profundidade o significado da vocação, precisamos fazer a distinção entre: VOCAÇÃO FUNDAMENTAL e VOCAÇÃO ESPECÍFICA

A) VOCAÇÃO FUNDAMENTAL: Entendemos por vocação fundamental o chamado de cada pessoa: à vida, a ser Filho de Deus, a ser Cristão, a ser Igreja. A tomar consciência de que todos somos irmãos e fazemos par te do Reino de Deus.

Pela revelação sabemos que todos os homens foram chamados por Deus a santidade (Gn 1,26; 2,7; lPe 1,15-16). É um chamado a desenvolvermos plenamente todas as nossas potencialidades. Todas as vocações específicas derivam desta vocação fundamental.

Pelo Batismo todos fomos chamados a viver a Santidade. A P.V. deveria ser a Pastoral daVocação Fundamental, sob a qual é possível descobrir a Vocação Específica.

B) VOCAÇÃO ESPECÍFICA: Entendemos por vocação específica a maneira própria de como cada pessoa realiza a sua vocação fundamental, como leigo, sacerdote ou religioso.

As vocações específicas são três: LAICAL - RELIGIOSA E SACERDOTAL



COMO DEUS CHAMA ?


- PESSOALMENTE E PELO NOME
- PELOS VALORES QUE NOS ATRAEM
- PELA COMUNIDADE
- PELAS NECESSIDADES DO MUNDO E DA IGREJA
- ATRAVÉS DE MEDIADORES DIRETOS





BENTO XVI SEMPRE CRITICOU O SILENCIO SOBRE PEDOFILIA



O papa Bento XVI sempre foi um "guia" contra a "cultura do silêncio" na Igreja Católica de esconder os casos de padres pedófilos e em sua época de prefeito regional da Congregação para a Doutrina da Fé sempre interveio para que eles não fossem protegidos, disse neste sábado Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano.
Lombardi afirmou durante a apresentação da carta do papa aos católicos irlandeses pela crise dos casos de pedofilia que quem conhece a história e o trabalho realizado pelo cardeal Joseph Ratzinger sabe que ele "sempre foi testemunho da busca da clareza e da coerência" na luta contra a pedofilia na Igreja. Segundo Lombardi, o papa sempre foi contrário "a qualquer ato de encobrimento ou ocultamento (de abusos sexuais de eclesiásticos a menores)".
Essa contrariedade em ocultar os casos de padres pedófilos se vê na mesma carta enviada aos católicos irlandeses. Na carta, o papa também critica a "preocupação descabida" em manter o bom nome da Igreja e para evitar escândalos, o que levou à impunidade sob o pretexto de preservar a dignidade de cada pessoa. Com suas palavras, Lombardi respondeu assim às críticas feitas a Bento XVI, que acusam Ratzinger de ter escondido inúmeros casos de padres pedófilos nos quase 24 anos em que foi prefeito regional da Congregação para a Doutrina da Fé, durante o papado de João Paulo II.
Em 19 de maio de 2006, um ano após ser eleito papa e após inúmeras investigações, Bento XVI puniu o fundador da poderosa congregação Legionários de Cristo, o mexicano Marcial Maciel, por abusos sexuais durante décadas contra seminaristas e exigiu a ele que renunciasse ao sacerdócio".
Com essa punição, Bento XVI ressaltou a linha de "tolerância zero" adotada para casos desse tipo, como os ocorridos nos Estados Unidos e na Austrália, os quais condenou com contundência durante sua visita a ambos os países.



CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2010

Campanha da Fraternidade quer colaborar com economia a serviço da vida, diz secretário do Conic.
Foi aberta nesta Quarta-feira de Cinzas, 17, em Brasília, a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 (CFE), com o tema “Economia e Vida” e lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro (Mt 6, 24)”. O evento contou com a participação dos representantes das cinco Igrejas membros do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), responsável pela Campanha deste ano por ser ecumênica.
Durante a abertura, cada representante falou à imprensa presente sobre os objetivos centrais da Campanha. O secretário geral do Conic, reverendo Luiz Alberto Barbosa, destacou a importância da CFE para a sociedade, de modo especial com a temática tratada este ano. “Com esta Campanha queremos colaborar com uma economia a serviço da vida fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e das pessoas de boa vontade, tendo em vista uma sociedade sem exclusão”.
O representante da CNBB, no ato, o arcebispo de Montes Claros (MG), dom José Alberto Moura, leu a mensagem do sumo pontífice, o papa Bento XVI, para a CFE, na qual ele destaca a temática da campanha para a libertação das pessoas da escravidão do dinheiro. Em sua fala, dom Alberto, que é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Interreligioso da CNBB, ressaltou a importância da Campanha Ecumênica para reforçar os laços que unem as Igrejas membros do Conic. “O ecumenismo nos faz testemunhar a fé em um único Deus, além de reforçar esses laços e indicar que todos somos os seus filhos; e nessa união, queremos nos colocar a serviço Dele”.
Questionado se a Campanha apresentará, durante o seu desenvolvimento, ao longo de 2010, um novo modelo de economia “mais solidário” do que o atual, o arcebispo de Montes Claros respondeu. “A economia não é algo odiado, porém é preciso atentar para o seu modo de usá-la e desenvolvê-la. Não fazemos uma crítica a uma pessoa ou governo, mas a uma mentalidade de concentração de renda e de colocar a economia como finalidade de vida em que poderíamos olhar mais a pessoa humana, principalmente as pessoas excluídas que devem ser mais consideradas”, frisou. Dom Alberto Moura falou ainda que a estrutura da Campanha não parte do econômico e ideológico, mas do Evangelho. “É justamente com o espírito da Quaresma que queremos colocar em discussão a economia que nos serve. Não vamos apresentar um novo modelo e derrubar o que está aí, mas queremos com esse tema dar mais razão à pessoa do que ao econômico”, completou.
“A temática da CFE-2010 nos coloca na posição de nos perguntarmos a quem, a rigor, queremos servir, se é a Deus ou ao dinheiro”, disse o presidente do Conic, o pastor sinodal, Carlos Augusto Möller, citando o lema da CFE. De acordo com ele, a frase bíblica representa uma inquietude de Jesus Cristo, sobre a escolha que devemos fazer também nos dias de hoje. “Sobre a discussão que vamos travar não só nas igrejas, mas também na sociedade, de modo geral, essa mesma inquietude de Jesus deve também ser discutida nos dias atuais, em que o lucro a todo o custo se sobrepõe à vida”, sublinhou.
O presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e moderador do Conselho Mundial de Igrejas, pastor Dr. Walter Altmann, disse que a campanha é favorável para que as pessoas participem de suas comunidades, com o objetivo de transformar o mundo, hoje, “marcado por tanta violência e
O santo mastro da esperança nordestina


No ultimo dia 09 de Março, Bodocó mais uma vez viveu as emoções do tradicional cortejo do pau-da-bandeira de São José, patrono da Igreja Católica e padroeiro da cidade. O evento é conhecido como a maior procissão de devotos do alto sertão Pernambucano. Milhares de fiéis percorrem as principais ruas transportando o pau-da-bandeira. O cortejo sai da fazenda Carambola, onde fica o museu da familia Puluca que há mais de 80 anos faz a doação do pau-da-bandeira, promessa feita pelo saudoso Zé Puluca ao Padroeiro São José e cuja tradição é mantida pelos filhos, netos e bisnetos. A imensa procissão realiza uma parada tradicional na casa do saudoso Miguel Roberto, patriarca da familia doadora da bandeira de São José, confeccionada pelas mão de artistas que tentam recriar a imagem semelhante a da primeira bandeira doada. Logo após a parada na praça José Gomes de Sá, o cortejo segue até a igreja Matriz, onde o Padre Gilson abençoa a bandeira e dá inicio ao novenário de São José que acontece do dia 09 a 19 de Março.
O santo que se transformou em símbolo da esperança nordestina em invernos melhores começou a receber homenagens desde a última terça-feira, nesta cidade, onde se realiza a mais tradicional festa de padroeiro do Sertão do Araripe.O momento tem um toque profano a uma festa religiosa que teve início há 85 anos.
São José foi adotado como padroeiro de Bodocó na década de 20. Embora não haja nenhuma informação concreta sobre o motivo da escolha, acredita-se no óbvio. Como o santo sempre esteve associado à época em que as chuvas devem cair com mais intensidade no Sertão, já que a sua data festiva é 19 de março, tê-lo como padroeiro significava a garantia de um inverno bom.paróquia de Bodocó. A fama de fazer chover do santo foi apregoada pelo povo e é resultado da coincidência das datas. "Já que São José era homenageado em março, adquiriu-se o hábito de recorrer a ele quando havia ameaça de estiagem".O "pau" forma como o povo do Sertão chama comumente o mastro onde é colocada a bandeira de um santo é doado desde a primeira vez que a festa foi realizada, pela família Siqueira Amorim, composta, em sua maioria, por carpinteiros e conhecida na cidade como "Puluca". Foi seu Manoel "Puluca", que resolveu procurar a maior árvore da região e levar como oferenda para São José, num ritual. Dessa época para cá, a preocupação sempre foi conseguir, a cada ano, um mastro maior e mais forte. Depois de cortada a árvore, os galhos são retirados e a madeira é pintada de branco.
O estandarte do santo só é colocado no mastro na cidade, mais exatamente na Praça José Gomes de Sá e a cada ano, o estandarte ostenta um desenho diferente. Apesar da modernidade, a festa de São José em Bodocó ainda conserva a mesma magia de antigamente. A esperada procissão começa por volta das 16h, quando um grupo de devotos dispostos suspende o madeiro e sai da Fazenda Carambola, propriedade dos "Puluca", até o centro de Bodocó, num percurso de 4km, que dura quase duas horas. A imagem gloriosa de São José segue, sob o som de músicas entoada por vozes femininas e masculinas. À sua frente, uns grupos de cavaleiros, motoqueiros e ciclistas abrem caminho para o padroeiro.  
Carregado por homens e mulheres, o mastro de São José chega ao seu destino final, defronte da Igreja Matriz, que também leva o nome do santo. Ali permanecerá até 1º de maio, quando se comemora o dia de São José Carpinteiro. Depois das festividades, o mastro, que antes era doado a pessoas pobres da região, é levado para o Museu Dona Luíza Siqueira, construído há mais cinco anos na Fazenda Carambola para guardar a memória da festa. As circunstâncias, no entanto, não indicam para um concorrido depósito de mastros de São José no local. A escassez de árvores de grande porte na região obriga a família "Puluca",  a pedir autorização ao Ibama para extrair a madeira na Floresta Nacional do Araripe.

A MAIS NOVA DIOCESE DO NORDESTE BRASILEIRO

"Diocese de Salgueiro deve ser criada ainda este ano", afirma bispo de Petrolina"

Na última semana de fevereiro, após encontro com o Núncio Apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, o bispo de Petrolina (PE), dom Paulo Cardoso da Silva, enviou carta aos padres e aos fiéis da diocese comunicando a possibilidade de, ainda este ano, ser criada a diocese de Salgueiro (PE).

A criação da nova diocese é um antigo sonho dos bispos que governaram a diocese de Petrolina e o pedido de criação foi feito ainda no governo do bispo anterior, dom Gerardo Andrade Ponte, ganhando redobrada atenção do atual bispo.

A nova diocese terá como sede a cidade de Salgueiro e será composta pelos municípios de Salgueiro, Verdejante, Cedro, Serrita, Terra Nova, Parnamirim, Granito, Moreilândia, Exu, Bodocó, Ouricuri, Trindade, Ipubi, Araripina e Cabrobó.

Para a escolha de Salgueiro como sede diocesana foram considerados aspectos que facilitam a comunicação entre as regiões diocesanas e outras regiões importantes do estado de Pernambuco, a posição econômica na região, etc. Dom Paulo aproveitou a carta, para solicitar o empenho dos diocesanos, principalmente dos que comporão a nova diocese, no sentido de formar o patrimônio material para a nova diocese bem como, na formação da mentalidade de Igreja, de Povo de Deus (Cultura de diocese).



Leia a íntegra da carta abaixo:



Aos padres e ao povo de Deus das áreas pastorais do Sertão Central e do Araripe.



“A nova diocese: Salgueiro”

Com imensa alegria, lhes comunico que, segundo informação da Nunciatura Apostólica, o Santo Padre vai criar, em área a ser desmembrada de nossa atual Diocese de Petrolina, a tão sonhada nova Diocese, que terá como sede a cidade de Salgueiro. O Processo está pronto e já se encontra na Congregação dos Bispos, em Roma. Depois do parecer do Conselho de Cardeais, chegará finalmente às mãos do Santo Padre, o qual o aprovará, nomeando ao mesmo tempo o novo “Bispo da Diocese de Salgueiro”. A grande esperança é que, dependendo apenas de uma tramitação mais rápida na Congregação, o auspicioso fato aconteça no corrente ano, com probabilidade de que seja já no primeiro semestre! Depois de nomeado, o novo bispo terá um prazo de três meses para sua Sagração, mais um mês até à posse. Portanto, o grande anúncio será feito simultaneamente: a criação da Diocese e a nomeação do seu primeiro Bispo!

Conforme o define o Código de Direito Canônico, “a diocese é uma porção do povo de Deus confiada ao pastoreio do Bispo com a cooperação do presbitério, de modo tal que, unindo-se ela a seu pastor e, pelo Evangelho e pela Eucaristia, reunida por ele no Espírito Santo, constitua uma Igreja particular, na qual está verdadeiramente presente e operante a Igreja de Cristo una, santa, católica e apostólica” (cân. 369).

A nova diocese terá a seguinte área de abrangência: Salgueiro, Verdejante, Cedro, Serrita, Terra Nova, Parnamirim, Granito, Moreilândia, Exu, Bodocó, Ouricuri, Trindade, Ipubi e Araripina. Ser-lhe-á anexado também o município de Cabrobó. Por sua vez, o município de Orocó voltará a pertencer à Diocese-mãe de Petrolina, como já o foi no passado.

Em termos de área geográfica, as duas dioceses serão mais ou menos equivalentes, com cerca de 16 mil quilômetros cada. Em termos de Paróquias, sobretudo pelo fato de o município de Petrolina contar com população estimada de 250 mil habitantes, as Paróquias da “diocese-mãe” serão um pouco mais numerosas.

No processo inicial, figuravam também os nomes de Ouricuri e de Araripina, como possíveis sedes. No entanto, a definição da Nunciatura foi por Salgueiro. Sobretudo pelos seguintes motivos. Salgueiro goza no momento de uma situação geográfica privilegiada, pois está localizado na confluência do eixo central da ferroviária Transnordestina e do canal de transposição do São Francisco, ambos em fase adiantada de construção. Percebe-se já um forte impacto na área, inclusive com o surgimento de novos aglomerados humanos e um significativo aumento da população. O município de Salgueiro é passagem da importante rodovia que liga o Ceará ao Centro-Sul do País. Tendo sido concluída a nova ponte sobre o Rio São Francisco, na localidade denominada Ibó, a qual liga Pernambuco à Bahia, percebe-se já como se intensificou o movimento de caminhões e transportadoras na região. A cidade dispõe, além disso, de várias instituições e órgãos públicos e privados para os mais variados serviços.

Por recomendação do Núncio Apostólico, que inclusive já manifestou sua intenção de estar presente quando da instalação da nova Diocese, providências concretas e imediatas devem ser tomadas. Entre elas, uma ampla mobilização da população, a constituição do patrimônio, a cúria diocesana, a residência do bispo, etc.

Com a presente Carta, dirigida de modo especial aos Padres e ao Povo de Deus das Áreas do “Sertão Central” e do “Araripe”, quero conclamar a todos para que elevemos preces a Deus, a fim de que, com o seu Espírito, anime a futura nova diocese, que desejamos seja quanto antes instalada. É fundamental que vá desde já sendo “construída” uma verdadeira “cultura de diocese”, nas Paróquias da nova circunscrição, sobretudo com o empenho dos padres. Que cresça em todos, Pastores e fiéis, a profunda e alegre convicção: “Nós somos a nova diocese!” Todos sejam motivados para uma ampla participação, acolhendo com alegria e entusiasmo este verdadeiro presente divino que lhes estará sendo concedido: “Constituirão a nova ‘Igreja de Deus’, com sede em Salgueiro, criada e enviada para a Missão de construir a vida plena para todos”.

Recomendamos veementemente que sejam dados passos rápidos e concretos, pelas duas Áreas Pastorais. É urgente a criação imediata de uma Comissão Central, a qual, através de diversas subcomissões e grupos de trabalho, encaminhará as providências mais urgentes e imediatas. Sobretudo aquelas referentes ao patrimônio, cúria diocesana, residência episcopal, além de uma ampla e abrangente divulgação no meio do povo de Deus.

Recomendamos, de modo particular, que haja uma grande colaboração mútua entre os Conselhos das duas Áreas Pastorais, com reuniões freqüentes, tão necessárias para o rápido processamento das providências mais urgentes. É de se desejar que aconteçam “Assembléias do Povo de Deus” que está nas duas Áreas, envolvendo conjuntamente sobretudo os membros dos respectivos CPAs, e talvez com alternância de lugares: Salgueiro, Ouricuri, Araripina...

Uma Diocese pobre, numa região pobre, deverá contar com a participação de todas as Paróquias. Conforme sugestão acatada anteriormente e já comunicada à Nunciatura, cada uma das Paróquias que constituirão a nova circunscrição deverá disponibilizar algum bem imóvel (casa ou terreno) para integrarem o patrimônio da mesma. Temos notícias de que diversos proprietários da cidade de Salgueiro também se dispõem a ofertar terrenos para outras necessidades da nova diocese, particularmente para a residência do Bispo, cúria e itens para constituição do patrimônio.

Estamos convictos de que esta notícia será acatada por todos com grande entusiasmo e alegria. Com a redução da área geográfica – as distâncias ficarão reduzidas pela metade – o bispo com o seu presbitério terá muito melhores condições de presença pastoral e atendimento. Acima de tudo, está em jogo a causa da Evangelização e da Missão – razão de ser da Igreja!

Recomendamos, mais uma vez, a nova Diocese às orações de todos, enquanto pedimos, de maneira especial aos Sacerdotes, um grande empenho e motivação.

É evidente que, entre a “Diocese-mãe” e a “filha” que vai nascer, continuarão os laços afetivos e um grande espírito de colaboração e participação, particularmente no tocante à causa da formação dos seminaristas.

Saúdo a todos fraternalmente, com os melhores augúrios de abençoada Quaresma e de Feliz Páscoa!



+ Frei Paulo Cardoso - Bispo diocesano